Confirmado primeiro caso de morte por febre maculosa em Ipatinga

2 min. leitura

A secretaria municipal de Saúde de Ipatinga confirmou, nesta quinta-feira (1º), a primeira morte no município causada por febre maculosa em 2019. De acordo com a secretaria, a vítima é um rapaz de 20 anos, morador do Bairro Caravelas; ele teria visitado um sítio na zona rural nos últimos dias. Ainda segundo a pasta, o homem já chegou à Unidade de Pronto Atendimento o Bbairro Canaã em estado clínico grave avançado, e com o sistema nervoso comprometido.

G1 questionou se o rapaz chegou a ficar internado e por quanto tempo, mas não houve resposta.

A doença é transmitida ao homem por meio da picada de carrapatos, principalmente o tipo estrela. De acordo com a médica infectologista Carmelinda Lobato, os sintomas apresentados pelos pacientes com a doença são febre, dor no corpo, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Já na fase mais avançada o paciente pode ter confusão mental e convulsões.

Ainda segundo a médica, a forma de prevenção deve ser feita por meio do uso de roupas de manga longa e calça, além de repelentes, sempre que estiver em locais com mato. A médica ainda enfatiza que, em caso de contato com o carrapato, não é recomendado espremer o inseto, mas sim fazer a retirada com uma pinça.

Segundo a Prefeitura de Ipatinga, os profissionais de saúde da cidade estão passando por capacitações para identificar o mais rápido possível a febre maculosa, já que na fase inicial ela pode ser confundida com outras doenças.

Compartilhar
Leave a comment