Informação e Parceria Público Privada no Combate as Doenças de Transmissão Vetorial

3 min. leitura
PVRO 01 mesa - Pragas e Eventos
Da direita para esquerda: Fábio Costa, Sec. Adjunto Marcos, Sec Titular Eliana Pasini, Régia - Diretora da Epidemiologia e Socorro - Diretora da Atenção Basica.

O Grupo de Trabalho Técnico em Epidemiologia (GTTE), constituído por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (SEMUSA), da Usina Hidrelétrica de Jirau, da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, da Agência Estadual de Vigilância em Saúde Rondônia (Agevisa-RO), do Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais (IPEPATRO), foi formado em 2011 para estabelecer indicadores de saúde a serem monitorados por nove anos, de 2011 a 2019, os quais foram consolidados nos Boletins da Saúde. Neste último dia 27/12 foi lançada a 7ª edição e, conjuntamente, um Boletim Especial.
Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Eliana Pasini, é de grande importância esse boletim para mostrar o trabalho feito durante todo o ano: “Norteia todo o nosso trabalho, para que a gente possa saber se o plano de saúde está correto e todo o nosso trabalho. Como também se as nossas ações estão de acordo com as necessidades da população. Além de saber o que a população mais precisa, para que a gente tenha resultado, tenha tratamento e atendimento para todos os casos.”
O GTTE é coordenado pela Oikos Consultoria e Projetos, que desenvolve há 10 anos um amplo Programa de Monitoramento de Indicadores de Saúde no município de Porto Velho. Nesse programa diversas doenças e seus agravos tais como malária, dengue, hepatites, Aids, exantemas (rubéola e sarampo), violências, acidentes de trânsito, influenza e meningites são o alvo do trabalho.
Os dados são consolidados anualmente em um Boletim da Saúde, conjuntamente com uma anális. De acordo com o consultor Fábio Medeiros da Costa: “O monitoramento e a publicidade dos dados por meio dos boletins foi a forma encontrada por nós para analisarmos o impacto de investimentos no setor da saúde no município e verificar como se comportam as doenças aqui na capital”.

PVRO 02 Fabio - Pragas e Eventos


Ao longo desse período de estudos os boletins se tornaram uma ferramenta importante de consulta tanto para profissionais da saúde quanto para os acadêmicos: “Nós distribuímos esses boletins em todas as unidades de saúde de Porto Velho, nos gabinetes de governos, secretarias de saúde e universidades”.
O Boletim da Saúde é o resultado da parceria público-privada firmada entre a ESBR, concessionária da UHE Jirau, e da SEMUSA.
Quem desejar ter acesso a todas as edições do Boletim da Saúde pode acessar o site: https://www.esbr.com.br/imprensa/outros-documentos

PVRO 03 Equipe - Pragas e Eventos
Compartilhar
Leave a comment