Medidas de prevenção: como barreiras para evitar a transmissão de doenças infecciosas

use mascara - Pragas e Eventos

Desde o início de 2020, estamos aprendendo o que são medidas de prevenção contra doenças e a importância delas para evitar a transmissão entre pessoas. Com o avanço da vacinação contra a COVID-19, aos poucos algumas atividades estão voltando a acontecer, como reuniões e outras práticas presenciais. No entanto, mesmo com a vacinação é crucial adotar barreiras para evitar a transmissão da COVID-19, uma vez que as vacinas não impedem, pelo menos não completamente, a transmissão da doença. Nesse contexto, o distanciamento social é importante, mas o que fazer para estar perto e em contato com as pessoas com um risco reduzido de transmissão?

Agora no final de setembro, acontecerá o primeiro evento presencial do PragFlix, o curso de Formação de Controladores de Pragas, nos dias 28 e 29. Vamos entender quais as medidas serão adotadas e a importância de cada uma delas para a segurança de todos? Inscreva-se no evento

Distanciamento

Todos já sabem que quanto mais próximas as pessoas estiverem uma das outras, maior é o risco de contaminação. Isso se deve ao fato de que ao liberar partículas do vírus da COVID-19 nas secreções, na forma de gotículas, elas tendem a descer pela ação da gravidade. Mas dependendo do tamanho dessas gotículas, elas podem descer mais lenta ou mais rapidamente. Nesse contexto, o mínimo de distanciamento é importante e, para isso, é preciso levar em consideração o tamanho e a lotação do local. Em um auditório com capacidade para 200 pessoas, por exemplo, é necessário limitar o número de pessoas para que haja espaço suficiente para que esse distanciamento ocorra. Assim, o evento utilizará um auditório com limitação de 50%, para que seja possível deixar uma cadeira vazia entre cada participante.

distanciamento social - Pragas e Eventos
OMS

Uso de máscaras

Mas de nada adianta esse distanciamento sem o uso de máscaras. Nesse ponto, temos que ser irredutível: o uso de máscaras é INDISPENSÁVEL durante todo o tempo que o evento durar. Estudos já mostraram que as máscaras são muito eficazes e fazem muita diferença como uma medida de redução do risco de infecção.

Estudo sobre a eficácia do uso das Máscaras

Por causa da grande importância que essa barreira mecânica tem, até mesmo as pausas para alimentação, como os coffee breaks, devem ser evitados, pois é justamente nesses momentos em que os participantes de qualquer evento relaxam, retiram as máscaras e ficam mais perto uns dos outros interagindo. A reportagem abaixo fala sobre um estudo publicado na conceituada revista Nature que mostrou o perigo que os locais de alimentação representam, justamente por ser um momento em que as pessoas acabam retirando as máscaras.

Restaurantes e a transmissão da Covid

use mascara - Pragas e Eventos
Google

Higienização das mãos

A lavagem frequente das mãos já é conhecida desde o início da pandemia como uma medida importante para a prevenção da doença. Em ambientes compartilhados por várias pessoas ao mesmo tempo, onde diversas superfícies são tocadas seguidamente por todos, é crucial manter as mãos higienizadas.  Para a nossa sorte, vírus envelopados, como o Coronavírus, são bastante sensíveis à esses produtos químicos e, com isso, são inativados facilmente com o uso de sanitizantes. Assim, disponibilizar álcool 70% nesses locais é necessário e o seu uso deve ser incentivado pela organização do evento.

alcoolgel - Pragas e Eventos
Centro de Controle e Prevenção de Doença

Renovação e circulação do ar

Sabe-se que a COVID-19 é mais facilmente transmitida em ambientes fechados. Por isso, manter-se em locais abertos, com circulação do ar constante, é a melhor forma de reduzir o risco de contaminação. Entretanto, nem sempre é possível realizar atividades ao ar livre, então outras medidas podem ser tomadas. Se não for possível abrir janelas e manter o ar circulando e sendo renovado, como em auditórios, filtros de ar podem ser instalados para fazer a limpeza do ar ambiente.

O evento promovido pela PragFlix usará o equipamento Esterilizador e Purificador de ar Sterilight Turbo Air, que elimina 99,9% dos microrganismos presentes no ar. Todo o ar do auditório será esterilizado e filtrado por estes equipamentos, mantendo assim o ambiente mais seguro para todos. Mas é preciso saber as especificações do equipamento e o tamanho do local para que seja instalada uma quantidade suficiente para a esterilização eficaz do ar.

O Sterilight Turbo Air é equipado com ventiladores para sucção do ar que, entra em seu interior por meio da ação de raios UV-C e purificado por filtragem com filtro HEPA.

  • Processo limpo, rápido e eficiente;
  • 06 potentes lâmpadas UV-C para desinfecção;
  • O filtro HEPA com laudo, que retém até 99% de microrganismos e pequenas partículas que trazem com elas agentes alérgenos;
  • O Filtro possui substancia antiviral que mata os microrganismos por contato em menos de 3 minutos;
  • Reduz a transmissão de doenças respiratórias;
  • Eficaz contra vírus, bactérias e fungos;

Como funciona o Steriliht Turbo Air?

1 – O ar contaminado é sugado e entra por passagens na base do aparelho
2 – O ar é direcionado às lâmpadas UV-C germicidas esterilizando os microrganismos
3 – O ar passa pelo filtro HEPA com substancia Antiviral, onde é purificado
4 – O ar descontaminado é liberado na parte superior do equipamento

Fale com nossa equipe e saiba como a Sterilight pode te ajudar: (14) 3662-9040 ou (14) 99815-8580

Proteção em múltiplas camadas

Assim, vimos até aqui várias medidas de proteção para minimizar os riscos de transmissão da COVID-19. Cada medida, isoladamente, perde muito em eficácia quando comparamos com o conjunto de ações. As barreiras de proteção de um ambiente deve ser montadas em camadas, pensadas para cada ambiente, para que elas se somem e o resultado final amplifique a proteção criada. Ou seja, não basta apenas usar máscaras ou só lavar as mãos. Todas essas medidas se complementam e devem ser estabelecidas em conjunto para a segurança real do ambiente e das pessoas. Para fazer um bolo, você precisa de vários ingredientes que se somam para produzir aquele bolo gostoso, não é? Ao deixar de usar um ingrediente, o bolo já não fica igual e o sabor se perde. A mesma coisa acontece com as camadas de proteção. Quanto mais camadas forem implementadas, maior é o grau de proteção do ambiente.

lavar mao - Pragas e Eventos
Google

Vale ressaltar que qualquer atividade desenvolvida precisa estar em concordância com as regras e normas de cada município. Então, sempre se certifique quais são as normas vigentes na sua cidade para garantir que está agindo conforma a lei do momento em relação às restrições estabelecidas pelo governo.

Para saber um pouco mais sobre essas camadas de proteção, confira esse link da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre:

https://www.ufcspa.edu.br/noticias/materias-de-capa/2685-nota-sobre-transmissao-do-sars-cov-2-em-ambientes-internos

E não deixe de buscar informações dadas pela ciência para se proteger e proteger o próximo. A PragFlix conta com especialistas de diferentes áreas dando suporte e capacitação para um público amplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *